Olhando para o futuro dos veículos elétricos do grupo, Kia e Hyundai estão lançando cada vez mais novas plataformas e-GMP especificamente para este tipo de veículo. Depois do Ioniq 5 e 6 e do Kia EV6, surgiu outro modelo baseado nesta arquitetura, ainda que prematuramente: o grande Kia EV9.
A linha geral de SUVs já era conhecida por conceitos revelados no Salão do Automóvel de Los Angeles alguns anos atrás, ou por avistamentos recentes. No entanto, as imagens vazadas pouco antes do lançamento oficial mostram que a ótica não é tão diferente da versão de produção.
A Kia respondeu e divulgará as imagens finais do carro em breve, juntamente com mais detalhes sobre o futuro do SUV.
Curiosamente, o novo Kia EV9 tem sido comparado ao Soul, principalmente por causa de sua cabine "quadrada", capô e tampa traseira, além de outras linhas gerais.
A forma "polígono", como a marca o chama, tem a função distinta de dar ao EV uma aparência de jipe sem mudar de uma vanguarda de alta tecnologia para uma estética off-road.
Para isso, contribuem detalhes como os faróis e as luzes diurnas, que reinventam o típico 'nariz de tigre' da marca, mas também se inspiram em detalhes como o céu estrelado. Sugestões de design moderno também enfatizam a verticalidade das luzes dianteiras e traseiras.
À primeira vista, o interior do EV9 decepcionou alguns fãs online da Kia que esperavam algo mais especial, dado o alto nível de luxo esperado da novidade.
Na verdade, a cabine do EV6 foi parcialmente repetida. Abaixo da mesma moldura está o painel de instrumentos digital e o conjunto multimídia, diferenciando-se apenas por uma terceira tela de 5 polegadas usada para controlar o ar-condicionado, por exemplo.
O espaço interno é amplo e claramente adequado, além de todo o acabamento ter em sua predominância a cor branca. A terceira fila pode ser configurada para 6 ou 7 passageiros, e os assentos da segunda fileira podem ser girados em 180 graus.
Mais sobre a mecânica, as informações saberemos mais tarde. Devido à construção altamente modular da plataforma e-GMP, detalhes como a bateria de 77,4 kWh podem ser inferidos. Isso garante um alcance de mais de 500 km para veículos comerciais quando caminham levemente.
A versão mais barata possui apenas um motor traseiro, enquanto a extremidade superior possui um motor em cada eixo, oferecendo tração nas quatro rodas e mais potência e torque.
O site português AutoGear está empurrando as dimensões do EV9, com um comprimento total de 4,29m e uma distância entre eixos de 3,1m com saliências reduzidas. Também tem 2,05 m de largura e 1,79 m de altura.
O Kia EV9 chegará primeiro na Coreia do Sul, China e Estados Unidos. A Europa é a próxima, com o EV6 chegando ao mercado doméstico em agosto, então o Brasil não estará com 100% de desconto, mesmo que os planos não sejam explícitos.