Já não é novidade para ninguém que a Kia lançou a segunda geração do Niro em novembro de 2021. A boa notícia, no entanto, veio acompanhada da necessidade de espera.
É que, para conhecer detalhes da segunda geração, fomos obrigados a esperar até meados de janeiro deste ano, quando enfim descobrimos as especificações técnicas do modelo híbrido.
Mas agora o SUV compacto voltou às manchetes, graças ao fato de que a marca sul-coreana revelou detalhes sobre o híbrido plug-in e os modelos 100% elétricos que irão se juntar ao modelo híbrido tradicional (HEV) do Kia Niro.
Reto e direto, o Kia Niro híbrido plug-in (PHEV) 2022 traz o mesmo motor 1.6 a do modelo HEV.
Em ambos os casos, o propulsor quatro cilindros é acoplado a uma nova transmissão automática de dupla embreagem de seis velocidades, que é 2,3 kg mais leve, já que a marcha à ré foi removida.
Espere, como assim? Pois é, de fato a marcha à ré engatada será feita usando a propulsão elétrica.
Por falar nisso, o Niro PHEV recebe um motor de 62 quilowatts para substituir a configuração de 32 kW do híbrido tradicional.
Com isso, por consequência, a potência combinada sobe de 139 cv para 180 cv. Neste crossover é possível você recarregar manualmente com um carregador de 5,5-kWh de alta tensão.
Enquanto o antigo Niro PHEV tinha uma bateria de 8,9 kWh, o novo traz uma bateria atualizada e um pouco maior de 11,1 kWh, que acaba resultando em uma autonomia elétrica de 65 quilômetros no padrão WLTP.
Entretanto, a autonomia máxima é alcançada desde que SUV esteja equipado com rodas de 16 polegadas, já que a utilização de um jogo maior de rodas acabaria penalizando a eficiência.
Em relação ao Niro elétrico, ele tem 203 cv e um torque quase imediato de 26 kgfm. É um empuxo elétrico suficiente para o modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e alcançar máxima de 167 km/h.
O motor é alimentado por uma bateria de polímero de íon lítio com capacidade de 64,8 kWh. Estima-se que uma carga completa durará 463 km)no ciclo WLTP.
O uso de um carregador rápido DC irá recarregar a bateria de 10 a 80% em aproximadamente 43 minutos. Com o modelo de segunda geração, os proprietários vão ter vantagem da carga bidirecional, mas somente para dispositivos de até 3 kWh.
O Niro EV é mais prático que o anterior, pois ganhou um bagageiro frontal com capacidade para 20 litros. Não apenas isso, já que o porta-malas traseiro tem espaço para 475 litros, 24 litros a mais que o antigo.
Se você quiser o crossover com um motor a combustão, o Niro híbrido (HEV) tem um volume de 451 litros, enquanto o híbrido plug-in PHEV é o menos prático, com apenas 348 litros.
O primeiro Kia feito com base na plataforma K3 emprestada do Hyundai Elantra estará à venda na Europa nos próximos meses. A expectativa é alta de que, nos próximos dois anos, o modelo desembarque no Brasil.
Mas enquanto isso não acontece, não perca tempo. Visite hoje mesmo a Saga Kia e faça um test drive no modelo que mais agrada. Se preferir, agende antes aqui a sua visita e seja feliz vivendo a experiência de conduzir um Kia.