Desde quarta-feira (02) desta semana, imagens muito interessantes começaram a circular em sites e mídias sociais da Coreia do Sul. Mas interessantes para quem? Para os admiradores da marca Kia, que está em estágio avançado de testes de uma picape de médio porte.
Na recente apresentação Kia Investor Day, que ocorreu em março deste ano, a montadora anunciou que estava planejando duas picapes como parte de um pacote de 14 novos veículos movidos a bateria que serão lançados no mercado até 2027.
De acordo com o que se espera, um dos modelos será uma "picape especializada" e o segundo será um "modelo estratégico para mercados emergentes", o que faz muito sentido para os mercados brasileiro e sul-africano.
O exemplar em questão também é cobiçado na Austrália, outro país significativo e com alta demanda por picapes de médio porte.
Pela aparência pouco visível, poderíamos supor que esta é uma picape de tamanho médio, com propostas semelhantes encontradas na Toyota Hilux, Ford Ranger e outros modelos atuais. Na imagem no início desta página, é ainda possível notar a presença de um eixo traseiro sólido no veículo em avaliação.
Curiosamente, a frente pode ser identificada como fortemente inspirada no atual Kia Mojave sul-coreano, sugerindo que a picape pode compartilhar a mesma estrutura da carroceria do SUV. Outro ponto que merece destaque é que o Kia Mohave é vendido na Coreia do Sul.
Um motor 3.0 turbo diesel opcional é combinado com uma transmissão automática de 8 velocidades e sistema de tração 4x4, tornando-o uma excelente combinação para uma picape tradicional de médio porte, na minha opinião.
Por consequência nos gera uma pergunta: a grande coreana Kia pode desenvolver uma alternativa à sua primeira picape térmica convencional para mercados emergentes relevantes?
Vale ressaltar que certos rumores rolam desde 2018 indicam que a preocupação da Hyundai Kia pretende entrar no segmento de picapes de médio porte sul-americano, que inclui produção local. A outra versão da Kia no segmento de picapes pode voltar a ser um produto de médio porte, como foi o caso do americano Ford Maverick e seu primo Hyundai Santa Cruz.
Nos resta agora acompanhar os desenvolvimentos em relação ao progresso do segmento de picapes da Kia. Avisaremos assim que tivermos novas informações. Siga-nos para não perder as novidades!