De acordo com Karim Habib, o renomado designer responsável pelo Kia EV9, os utilitários esportivos estão caminhando para uma iminente extinção devido à exaustão dos motoristas em relação a eles. No entanto, Habib admite que esses veículos ainda têm uma chance de sobreviver se possuírem autenticidade, seguindo o exemplo do Land Rover Defender ou do Jeep Wrangler.
Segundo as palavras de Karim Habib, o líder de design da Kia e mente por trás do impressionante EV9, os utilitários esportivos estão prestes a enfrentar seu destino final. Habib expressou sua admiração especial pelo Land Rover Defender e pelo Jeep Wrangler, ao mesmo tempo em que afirmou que os dias dos SUVs estão numerados.
Em uma entrevista à renomada revista britânica Autocar, o designer canadense fez uma declaração impactante, sugerindo que os utilitários esportivos podem seguir o mesmo destino dos veículos monovolumes, devido ao crescente desinteresse das pessoas em conduzi-los. Ele também enfatizou que estamos nos aproximando da era pós-SUV, onde novos paradigmas automotivos serão estabelecidos.
De fato, algumas empresas já deram indícios de que os utilitários esportivos convencionais estão se aproximando do seu fim. Com o objetivo de aprimorar a aerodinâmica e promover a sustentabilidade, as montadoras estão buscando alternativas, apesar da atual alta demanda por esse tipo de veículo. Karim Habib afirma: "Vamos explorar abordagens inovadoras. Acredito que existem métodos mais eficazes para criar espaço".
O ressurgimento das vans familiares
Graças à diminuição do túnel de transmissão e do espaço do motor, estamos presenciando uma abordagem revolucionária no design de interiores. Essa mudança nos permite repensar completamente as dimensões e formas dos carros do futuro, enquanto ainda oferecemos níveis equivalentes de funcionalidade e conforto.
Karim Habib enfatiza que é viável conceber minivans com apelo estético, mencionando o Kia Carnival como um exemplo notável. Ele considera esse modelo como uma alternativa "atraente" e "desejável" em comparação aos veículos monovolumes convencionais. Habib argumenta que não se trata apenas de segmentação, mas também de demonstrar de forma visível o progresso tecnológico em um mundo em constante evolução.
Karim Habib ressalta que, caso um utilitário esportivo não consiga transmitir essa ideia, ele não será capaz de sobreviver. No entanto, se pudermos desenvolver veículos que sejam SUVs e, ao mesmo tempo, expressem uma sensação de progresso, Habib acredita que eles continuarão a existir. Portanto, ele enfatiza que é mais uma questão de simbolismo do que de mera classificação de veículos.